Meu INSS apresentará taxas e custos do consignado

Depois que o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma resolução pedindo por mais transparência em relação aos dados do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o aplicativo “Meu INSS” disponibilizará o valor das taxas de juros para a contratação de novas operações de empréstimo consignado, cartão de crédito e cartão de crédito consignado. No entanto, ainda não há data para implementação das funções no aplicativo.

O CNPS também recomendou que as instituições financeiras disponibilizem as taxas de juros mensal e anual; custo efetivo total; data do primeiro desconto; valores do imposto sobre operações e dos recursos pagos a título de dívida em caso de portabilidade um refinanciamento; e informação diária das taxas para novas operações.

Procurado pelo jornal Extra, o INSS afirmou que está avaliando as recomendações do CNPS e que deve publicar um ato normativo sobre o assunto ainda esta semana, com prazos para que os bancos se adequem às regras.

*Com informações do jornal Extra

 

Previdência Social