MDS e Previdência discutem acordos para diminuir filas na concessão do BPC

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, se reuniu com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, na sede da pasta em Brasília (DF), com o objetivo de viabilizar medidas que diminuam as filas de quem tem direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O BPC consiste na transferência de um salário mínimo a pessoas acima de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade: “Eu tenho muita confiança na ação conjunta entre Previdência, Caixa Econômica, Dataprev e MDS, para otimizar e agilizar o atendimento do BPC. Faremos uma parceria para um ajudar o outro, e o grande beneficiário de tudo isso é a população brasileira. Queremos atender melhor a quem precisa do estado, da inclusão social, da cidadania”, afirmou o ministro Lupi.

“O Ministério da Previdência tem um trabalho social que cuida de pessoas que não podem trabalhar, mas que precisam de uma renda para sobreviver. Estamos integrando as equipes para encontrar soluções, reduzir filas dos dois lados, com maior segurança na área do BPC, com melhores resultados e eficiência”, afirmou o ministro Wellington Dias.

O BPC é operacionalizado pelo Ministério da Previdência através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com o MDS sendo responsável pela gestão e regulação através dos CRAS.

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Previdência Social