Mais segurança no Concurso Público Nacional: como serão as novas camadas de proteção

O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) acontece no próximo dia 5 de maio, nas 228 cidades, e vai contar com mais de 2,1 milhões de candidatos espalhados por todo país, foram adotadas medidas de segurança que vão valer durante a aplicação da prova.

Confira as medidas adotadas pelas autoridades:

  • Candidato não poderá sair com o Caderno de Provas;

Os candidatos não poderão sair com o caderno de provas ao final do certame.  Como medida complementar, os locais de prova contarão com detectores de metais e de ponto eletrônico.   PDF com os cadernos de provas serão divulgados a partir das 20 horas, do próprio dia da aplicação das provas (05/05), no site do Ministério da Gestão e da Inovação.

 

  • Exame grafológico e coleta de digitais para exame de biometria:

O sistema vai funcionar assim: quando os estudantes receberem as provas nas salas de aplicação, irão preencher o cartão de resposta com seus dados, assinar e escrever a frase, que é o exame grafológico. Nesse momento, um aplicador da prova circulará pela sala para coletar a digital que ficará também registrada no próprio cartão de resposta. Esse novo processo tem como objetivo garantir que o candidato que esteja prestando a prova será a mesma pessoa que irá tomar posse do cargo, em caso de aprovação.

 

  • Celulares

É importante ressaltar ainda que o candidato deverá desligar o celular e quaisquer equipamentos eletrônicos e deixá-los lacrados dentro de embalagens, que serão fornecidas por fiscais e aplicadores de provas.

 

  • Dia da prova

 

Turno matutino – Abertura dos portões – 7h30

Fechamento dos portões – 8h30

Início da aplicação – 9h

Duração da prova – 2h30

 

Turno vespertino – Abertura dos portões – 13h

Fechamento dos portões – 14h

Início da aplicação – 14h30

Duração da prova – 3h30

 

Previdência Social