Maia pretende votar nesta semana projeto que retoma o pente-fino

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer votar ainda esta semana na Casa um Projeto de Lei que tornam mais rígidas as regras de acesso ao auxílio-doença, à aposentadoria por invalidez e ao salário-maternidade. As regras estão contidas na Medida Provisória nº 739, que perdeu a validade na última sexta-feira (4).

A MP permitia a realização de um pente-fino em quase 2 milhões de benefícios. Maia afirmou que a prioridade na Câmara, além da votação deste projeto, será finalizar a votação do projeto do pré-sal e votar outras medidas provisórias que já estão em pauta. Para o presidente, essa medida precisa ser votada o quanto antes.

“Essa matéria é fundamental, gera uma economia no próximo ano de R$ 8 bi, então a gente precisa votar logo. Vamos ter uma reunião de líderes amanhã, a gente deve pautar a urgência na terça-feira e se aprovada, a partir de quarta-feira está pronto para o plenário”, afirmou Maia.

O governo tentou votar a medida antes de perder a vigência, mas priorizou a aprovação, em segundo turno, da Emenda Constitucional que fixa um teto para os gastos federais.

Previdência Social