Jutay denuncia prejuízo dos pescadores com o não recebimento do seguro-defeso

O deputado estadual Jutay Menezes (PRB-PB), denunciou durante discurso na Assembleia Legislativa, o prejuízo que os pescadores da Paraíba correm o risco de amargar com o não recebimento da última parcela do seguro-defeso da pesca da lagosta.

O deputado disse ainda que se for preciso irá a Brasília, falar com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo de Melo Gadelha, para que alguma posição seja tomada.

Jutay Meneses explicou que o período de defeso da lagosta, fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), são de seis meses, de dezembro a maio, que é a época de reprodução da espécie.

Os pescadores ficam esses seis meses sem poder realizar a pesca e, nesse tempo, recebem auxílio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para garantir seu sustento. “Mas, o INSS insiste em repassar apenas cinco parcelas do defeso. Senhores deputados, de que vão viver os pescadores que vão ficar um mês sem salário? A conta não fecha e eles precisam colocar comida na mesa e sustentar as suas famílias”, relatou o deputado.

 

Previdência Social