Junho Laranja: campanha de Conscientização da leucemia e anemia

A Anasps faz parte desta corrente de solidariedade e te informa sobre a doação de medula óssea

Realizada no mês do Dia Mundial da Doação de Sangue (14/6), a campanha Junho Laranja alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, a prevenção e os riscos das doenças do sangue, especialmente anemia e leucemia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a anemia como a condição na qual a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do necessário, resultando da ausência de um ou mais nutrientes. As crianças, gestantes e lactantes são o público mais afetado pela doença.

Entre os sintomas estão, cansaço, falta de apetite, palidez de pele e mucosas, indisposição são alguns dos sintomas da doença. Nas crianças, a dificuldade no aprendizado e a apatia podem caracterizar um dos sintomas.

Quer ajudar, mas não sabe como? A Anasps te orienta em como fazer parte dos doadores de medula óssea, e assim, salvar vidas.

Para ser um doador de medula óssea é necessário:

  • Ter entre 18 e 35 anos de idade
  • Estar em bom estado de saúde
  • Não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo hiv ou hepatite)
  • Não apresentar história de doença câncer, hematológica ou autoimune (lúpus, eritematoso sistêmico e artrite reumatoide).

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes, que precisam de transplante de medula óssea. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado novamente para confirmar se deseja realizar a doação.

Onde ficam armazenadas suas informações após a doação:

O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) é responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros. Esta atividade está sob coordenação do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Benefícios para quem doa:

Para os associados e moradores do Distrito Federal, que comprovarem pelo menos três doações de sangue feitas no período de um ano antes da inscrição no concurso têm direito à isenção do pagamento da taxa com base na lei 4.949/2012.

 

A Anasps apoia essa iniciativa, e você?

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Hemocentro da sua cidade e saiba como ser tornar um doador.

 

 

Previdência Social