INSS usará tecnologia para identificar irregularidades

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende investir em tecnologia para assegurar o cumprimento da Media Provisória 871/19, a chamada MP do pente-fino, que visa acabar com irregularidades na concessão de benefícios previdenciários.

O trabalho será intensificado em duas frentes: digitalização de processos e capacitação de servidores. Segundo o presidente do INSS, Renato Viera, a forma mais significativa de combate às fraudes é com tecnologia.

“No dia em que o segurado não precisar fornecer nenhum documento novo para as agências do INSS, eu tenho certeza que o processo será muito mais rígido, muito mais limpo, muito mais rápido porque todas as informações já constarão na nossa base digital de dados’, argumenta Viera.

A MP 871/19 cria o Cadastro de Segurados Especiais, dados que serão inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Para o presidente do INSS, as medidas terão ainda mais eficiência com a aprovação da Nova Previdência. “O nosso sistema hoje não é um sistema justo e eu acredito que com essa proposta nós poderemos equalizar o sistema”, disse.

 

Previdência Social