INSS suspenderá 40.735 auxílios-doença no país

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspenderá mais 40.735 auxílios-doença de segurados em todo o país, que não fizeram perícia médica em mais uma etapa do pente-fino nos benefícios por incapacidade. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), somente no estado do Rio de Janeiro 2.824 auxílios serão cortados.

Segundo reportagem do jornal O Dia, o grupo que terá o auxílio-doença cortado só voltará a receber depois que agendar e fizer o exame médico na Agência Previdência Social. E mesmo assim, o perito terá que constatar para que o trabalhador retorne ao trabalho. Do contrário, o cancelamento do benefício será mantido.

Ainda segundo o Ministério, após a publicação de convocação dos segurados no Diário Oficial, apenas 284 segurados em todo o país marcaram de comparecer no INSS e fazer a perícia médica. No Rio de Janeiro esse número foi bem menor, apenas 17 segurados fizeram a perícia.

A convocação dos segurados foi publicada no DOU pelo fato das cartas enviadas convocando o pessoal para o pente-fino terem sido devolvidas pelos Correios. Os endereços no cadastro do INSS estavam desatualizados ou incompletos.

 

Previdência Social