INSS reabilita 53 trabalhadores em Bauru

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Bauru (SP) contratou uma empresa para realizar cursos de reabilitação profissional. Os cursos, têm como intuito, reabilitar os profissionais que sofreram acidente de trabalho e precisam retornar ao mercado de trabalho.

Segundo informou o Ministério da Previdência Social, aproximadamente 53 trabalhadores vão participar. Esses trabalhadores são moradores das cidades de Avaré, Agudos, Bauru, Igaraçu do Tietê, Jaú, Lençóis Paulista, Piratininga e Pratânia.  Entre os cursos ofertados pelo Instituto estão: vigilante, farmácia, enfermagem, zeladoria, portaria, assistente administrativo, confeiteiro, padeiro, montagem de computadores, programador de produção, soldador, torneiro, mecânico e cabelereiro.

A Lei nº 8.213/1991 determina que as empresas privadas tenham um percentual mínimo de empregados com deficiência física e reabilitados do INSS, de acordo com o número de funcionários existentes. A reserva é de 2% das vagas para as empresas que possuem entre 100 e 200 empregados; 3% para 201 e 500 funcionários; 4% quando for de 501 a 1.000 funcionários e 5% para as empresas com mais de 1.001 trabalhadores.

Previdência Social