INSS quer instalar autoatendimento eletrônico em agências

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem implantado novidades ao longo de 2021. A autarquia federal, iniciou um projeto-piloto em Brasília para desenvolver um novo modelo para as agências e atendimento aos segurados. A ideia é que sejam instalados totens de autoatendimento orientado, semelhante ao serviço que os bancos oferecem nos caixas eletrônicos, com servidores orientando os segurados a usar os serviços do INSS.

Mais da metade do movimento das agências, afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim, é de segurados em busca de serviços que já são digitais. Dos 96 serviços oferecidos pelo órgão, 90 podem ser feitos pelo aplicativo Meu INSS.

Entre as exceções, estão as perícias médicas, que são realizadas pelos peritos, e as análises sociais para concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada), feitas por assistentes sociais. Os dois serviços são prestados nas agências.

Segundo Rolim, milhares de segurados ainda comparecem aos postos de atendimento do INSS para tirar um extrato. Com o autoatendimento orientado, ele prevê reduzir o tempo de espera nas agências e direcionar os servidores para análise de benefícios.

O piloto ainda conta com computadores e impressoras, para que um servidor oriente os segurados no autoatendimento. Os totens devem ser instalados no futuro. Ainda não há um prazo para isso, mas queremos melhorar a experiência para os segurados, disse.

*Fonte: Portal UOL

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