INSS: quando devo recorrer à Justiça?

A concessão de um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é tão simples — isto porque envolve diversos fatores como a demora, a falta de perícia médica ou pelos requisitos bastante específicos que o órgão deve considerar para liberar ou não um benefício.

Uma das alternativas para a solução dessas questões é recorrer a uma análise mais abrangente, de forma a serem consideradas todas as especificidades do caso. Entrar com um processo na Justiça pode ser uma boa pedida.

Esse processo pode demorar um pouco mais que a análise administrativa do INSS, mas o pedido do solicitante possibilita que o caso seja analisado por um juiz imparcial.

Apesar das vantagens de entrar na Justiça com uma ação judicial, isto não garante que o benefício será concedido. Apesar de possuir uma maior liberdade de avaliação, o Juiz e o INSS seguem a mesma Lei, que deve ser respeitada.

Uma dica: contrate um advogado especialista. Ele oferecerá as melhores opções para resolver, além de orientar como proceder em cada caso.

*Com informações, Escobar Advogados

 

 

Previdência Social