INSS oferta qualificação à distância. Saiba mais

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afastados do trabalho por questões de saúde podem se qualificar remotamente para buscar novas oportunidades. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado em setembro último, trabalhadores inscritos no Programa de Reabilitação Profissional já encontram à sua disposição seis cursos de qualificação on-line oferecidos pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e organizados especialmente para os beneficiários do Paraná, de Santa Catarina e do próprio estado gaúcho: Programador Web, Agente de Alimentação Escolar, Assistente Administrativo, Organizador de Eventos, Vendedor e Secretário.

Como funciona o processo

O segurado é encaminhado ao Serviço de Reabilitação Profissional do INSS pela Perícia Médica Federal, após avaliação pericial, ou por indicação judicial. Ao chegar à equipe, ele passa por uma avaliação socioprofissional. A partir das potencialidades laborais avaliadas e das restrições levantadas pela perícia médica, inicia-se o processo de orientação profissional na busca por uma nova função ou de soluções para a adaptação no trabalho que a pessoa já executava.

Para participar do curso, é necessário ter um computador, tablet ou celular com acesso à internet. A capacitação pode ser realizada no horário de preferência do segurado, pois não há tutoria. Ao concluir todas as atividades propostas, o participante recebe um certificado.

*Fonte: INSS

Previdência Social