INSS lança serviço de Autoatendimento Digital pelo 135: entenda!

A partir de agora, aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm acesso a um menu digital de autoatendimento diretamente em seus celulares ao ligarem para o número 135. A nova funcionalidade começou a funcionar na última quarta-feira (10). Esse novo recurso, que está em fase de testes, marca um avanço importante rumo à digitalização e modernização dos serviços públicos.

O objetivo principal é proporcionar uma opção rápida e eficiente para acessar informações e serviços do INSS, sem a necessidade de aguardar na linha telefônica. Durante o período de testes, o menu digital será implementado gradualmente e estará disponível aos poucos para os usuários.

O funcionamento é simples: ao discar para o 135, o menu digital aparecerá na tela do celular do cidadão, desde que haja acesso à internet no momento da ligação, pois a internet é primordial. Caso contrário, a chamada será automaticamente redirecionada para a Central 135.

O INSS informou que as opções do menu digital foram selecionadas com base nos temas mais procurados na Central de Atendimento. Vale destacar que o uso do autoatendimento digital não é obrigatório, e os usuários podem optar por retornar à ligação convencional a qualquer momento clicando em “voltar para a ligação”, para que a mesma seja direcionada para o número 135.

Previdência Social