INSS lança projeto de Transformação Digital

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou, na última semana, na Dataprev, o projeto de Transformação Digital da autarquia. Durante a apresentação do projeto, o presidente do INSS, Renato Vieira, destacou a demora na resposta ao cidadão é um problema que persiste por muitos anos na autarquia e que precisa ser enfrentado.

“A transformação digital pressupõe uma mudança de cultura, sem desconsiderar a vulnerabilidade digital do nosso público, formado em boa parte por idosos. Por isso, o projeto visa dialogar com as necessidades desse público”, destacou Vieira.

O presidente disse, ainda, que um dos primeiros passos na evolução do atendimento aos cidadãos foi o agendamento pela internet, em 2017. “Contudo, agora há problemas que precisam de prioridade quanto à sua resolução, como é o caso da análise dos pedidos. Há dois milhões de requerimentos iniciais de direito represados, aguardando decisão. Assim, como aumentamos a capacidade de recepção, é preciso aumentar também a capacidade de análise dos requerimentos”, concluiu.

Segundo a presidente da Dataprev, Christiane Edington, as metas do projeto são reduzir 60% dos requerimentos presenciais, ampliar a participação dos canais não-presenciais para 60% dos atendimentos, reduzir 25% dos atendimentos presenciais, reduzir 30% do percentual de processos represados acima de 45 dias, ampliar 30% de participação da rede parceira, reduzir 70% do pagamento dos benefícios com possíveis inconsistências.

Além do presidente do INSS e da presidente da Dataprev, marcaram presença no evento o diretor de Atendimento, Castro Júnior, o diretor de Gestão de Pessoas, Flávio Ferreira, e o secretário adjunto da Secretaria de Governo Digital, Ciro Pintagueira.

 

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