INSS intensificará atendimentos em aldeias indígenas pelo país

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que ampliará atendimentos previdenciários a aldeias indígenas e regiões quilombolas e ribeirinhas por todo o país. A iniciativa da autarquia é baseada no projeto Aproxima, realizado no estado do Paraná.

O projeto Aproxima reúne equipes de servidores do INSS e representantes da Justiça Federal, além de servidores de Curitiba (PR), procuradorias da AGU, representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outros. Alguns dos benefícios previdenciários mais procurados envolvem salário-maternidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência.

“Nossa política de governo está focada na humanização do INSS. Todo projeto que faz esse reencontro do instituto com os povos originários é muito importante e deve sim ser nacionalizado. Vamos levar o sucesso do projeto do Paraná para o restante do país. Os povos originários são importantes para o Brasil e o acesso aos seus direitos é indispensável. E nada melhor do que levarmos esses serviços previdenciários até essas comunidades que sofrem com a falta de infraestrutura, isso é um ganho enorme para a concessão do direito”, declarou o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Previdência Social