INSS afirma não utilizar intermediários para concessão de salário-maternidade

Por meio de nota divulgada em canais oficiais na última segunda-feira (15), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou que não utiliza intermediários para concessão do salário-maternidade. O posicionamento se dá após publicidades de assessorias para obtenção do benefício feitas por famosos nas redes sociais viralizarem nos últimos dias.

O INSS afirmou ainda que, em casos nos quais as seguradas necessitarem de auxílio de terceiros, é recomendado buscar um (a) advogado (a) devidamente registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou Defensoria Pública.

A solicitação do salário-maternidade e dos demais benefícios do INSS pode ser feita pela Central 135 ou pelo site e aplicativo “Meu INSS”.

A autarquia disponibilizou um passo a passo sobre como solicitar o benefício pelo “Meu INSS”:

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão“Novo Pedido”;
  • Digite “salário-maternidadeurbano” ou “salário-maternidade rural;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

“Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para conseguir o salário-maternidade não são canais oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão. O INSS não utiliza intermediários para a concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado”, diz um trecho da nota.

 

Previdência Social