INSS aciona AGU por publicidade de influenciadores digitais sobre salário-maternidade

Após a repercussão de publicidades realizadas por influenciadores digitais nas redes sociais referente a assessorias para retirada de salário-maternidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a autarquia acionou a Procuradoria Federal Especializada da Advocacia-Geral da União (AGU) para que esta “tome as providências que julgar necessárias”.

Na última segunda-feira (15), o INSS publicou uma nota na qual reforça que não utiliza intermediários para a concessão do benefício, que pode ser solicitado gratuitamente por meio da Central 135 ou pelo site e aplicativo “Meu INSS”.

“Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para conseguir o salário-maternidade não são canais oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados do cidadão. O INSS não utiliza intermediários para a concessão deste benefício e nem cobra multas ou valores adiantados para que o salário-maternidade seja liberado”, afirmou o INSS.

As propagandas de influenciadores digitais sobre uma “assessoria” para obtenção do salário-maternidade viralizaram nas redes sociais. Dentre os famosos que divulgaram as ações, estão as atrizes Claudia Raia e Tatá Werneck, a dupla sertaneja Maiara e Maraísa, os ex-BBBs Viih Tube e Eliezer, entre outros.

Previdência Social