Inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira recebeu a sugestão de criar um banco de dados para cadastrar Pessoas com Deficiência (PCD’s) e, desta forma, aperfeiçoar o programa de inserção desses trabalhadores no mercado formal.

A proposta, apresentada pelo presidente da IBM Brasil, Marcelo Porto, será avaliada pela equipe técnica do Ministério do Trabalho para adequações necessárias. O ministro sugeriu um novo encontro com para tratar de parcerias que também promovam mais qualificação dos trabalhadores com deficiência.

Atualmente o Brasil apresenta um potencial de 827 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há pelo menos sete milhões de pessoas com deficiência elegíveis para a cota prevista na Lei nº 8.213/91. No entanto, em 2014, as empresas geraram apenas 381.322 postos, conforme os registros da Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho. O número é quase três vezes menor do que a real capacidade prevista na legislação.

Previdência Social