Portadores de ELA sofrem para conseguir benefício

Uma reportagem divulgada pelo Jornal Folha de São Paulo mostra a dificuldade que os portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) enfrentam para conseguir os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Alguns médicos especialistas e a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela) afirmam que em muitos casos os pacientes encontram barreiras até para conseguir o auxílio-doença. Ainda segundo a Abrela, a concessão dos auxílios-doença tem demorado cerca de um ano e meio, já para a aposentadoria o tempo é o dobro.

Em nota o INSS afirmou que as perícias são individualizadas e apenas parte do processo de concessão de um benefício é por incapacidade. O Instituto informou ainda que a decisão pericial quanto a aposentadoria por invalidez perpassa pela caracterização total e permanente para o trabalho, em que não seja possível a reabilitação profissional, considerando os atuais avanços científicos e tecnológicos da medicina, bem como dos tratamentos médicos.

O INSS relatou ainda que os médicos peritos consideram não apenas o diagnóstico da ELA, mas ainda o estágio evolutivo da doença e sua repercussão na atividade laboral.

Previdência Social