Inscrições abertas para submissão de projetos sobre prevenção da saúde mental no serviço público

A discussão sobre saúde mental no ambiente de trabalho vem ganhando espaço em âmbito mundial. Assim, a Enap lançou em parceria com a Fundacentro e o Conselho Nacional de Justiça, o desafio sobre saúde mental do trabalhador no serviço público, como o objetivo: como podemos utilizar ferramentas diagnósticas para antecipar os riscos de adoecimento mental dentro do serviço público federal por meio da coleta e análise de dados relacionados à frustração e à desmotivação dos servidores?

A expectativa é que participem, especialmente, instituições de pesquisa e ensino, instituições que atuam com saúde mental no ambiente de trabalho, desenvolvedores de softwares para análise de ambiente organizacional, perfil motivacional, startups e indivíduos interessados no tema de dados e saúde mental. Submissão de propostas até 22 de novembro.

Ao elaborar uma proposta para submissão os participantes devem considerar o que se espera da solução:

– Pensar em maneiras inovadoras e juridicamente possíveis para coletar dados relativos ao ambiente de trabalho e saúde mental dos servidores e armazená-los de forma centralizada e sistematizada;

– Utilizar ferramentas tecnológicas que permitam diferentes análises dos dados coletados e gerar valor aos diferentes órgãos da Administração Pública ao facilitar a identificação de casos com maior risco de adoecimento mental;

– Pensar em formas de engajar servidores a compartilhar sua percepção do ambiente de trabalho e do clima organizacional, além de ampliar a autopercepção dos servidores sobre sua própria saúde mental;

– Assegurar o sigilo dos dados, bem como o anonimato dos usuários. O acesso deve ser restrito apenas às autoridades competentes para lidar com tais informações como, por exemplo, departamentos de gestão de pessoas.

Inscrições

Para participar do desafio o proponente deve submeter sua ideia de solução inovadora até o dia 22 de novembro de 2020, no formulário disponível na plataforma Desafios (https://desafios.enap.gov.br/deteccao-de-riscos-a-saude-mental-no-trabalho/).

Os requisitos sobre as informações que devem ser incluídas estão no edital do desafio. Até lá, os interessados terão seis oportunidades para receber informações valiosas sobre o problema que aguarda solução, sobre sistemas, dados e indicadores, experiências brasileiras e internacionais.

*Informações, ENAP

Previdência Social