Inclusão no mercado de trabalho da pessoa com deficiência é tema de audiência

A inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mercado de trabalho, foi discutida na tarde de ontem (13), por deputados e alguns especialistas, durante a Comissão de Legislação Participativa (CLP) com a participação da Comissão de Seguridade Social e Família.

Segundo informou a Agência Câmara, a reunião foi proposta por meio dos Requerimentos nº 180/2017(CLP) e o nº 658/2017 (CSSF) de autoria da deputada Flávia Morais (PDT-GO).

A coordenadora do Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e dos Reabilitados pelo INSS, Patrícia Souza Oliveira, esteve presente e destacou durante audiência que 72% dos municípios brasileiros não desenvolvem nenhuma atividade para pessoas com deficiência.

Na avaliação de Oliveira, as políticas públicas devem compreender e aprender o grau daqueles com deficiência.  “Para falarmos de inclusão, precisamos tratar das responsabilidades do poder público. Nós precisamos fazer com que as políticas públicas consigam alcançar a pessoa com deficiência, mas compreenda e aprenda também as especificidades ligadas a cada deficiência. Mas além disso, que a gente possa compreender o grau de impedimento que está posto hoje na sociedade”, disse.

A procuradora regional da República e integrante do Grupo de Trabalho de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PFDC), Eugênia Augusta Gonzaga, destacou que a sociedade deve abandonar essa situação que não existe capacidade de trabalho para pessoas com deficiência.

 

Previdência Social