Imposto de Renda: Como criar conta prata ou ouro no gov.br para acessar a declaração pré-preenchida

Usuários de contas prata ou ouro no gov.br têm acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, cujo prazo para entrega se iniciou nesta quarta-feira (15). Nela, informações como fontes pagadoras, imobiliárias, serviços bancários e médicos já são preenchidas automaticamente.

O primeiro nível de conta no gov.br é o bronze, considerado básico. Para obter o nível prata, é necessário realizar validação fácil para conferência da foto com base na Carteira de Habilitação (CNH); validação dos dados via internet banking de banco credenciado e, no caso dos servidores públicos federais, validação dos dados com usuário e senha do Sigepe (Sistema de Gestão de Pessoas).

Já a conta ouro pode ser obtida através de validação facial para conferência da foto com base na Justiça Eleitoral e validação dos dados com certificado digital compatível com ICP-Brasil. Para acessar a declaração pré-preenchida, basta baixar o programa Imposto de Renda 2023, fazer o login com a conta gov.br prata ou ouro e escolher “Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida”. O prazo para declaração do Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio.

*Com informações do portal R7

Previdência Social