Governo ultrapassa 150 serviços transformados em digitais

Impulsionado pela pandemia, 58 novos serviços federais foram digitalizados em março

 

O Governo federal ultrapassou os 150 serviços transformados em digitais desde, em março. Entre os destaques, estão 46 novos serviços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), muitos considerados prioritários no enfrentamento à Covid-19, e o Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, que gera economia de R$ 357,9 mi anuais para os cofres públicos e para a sociedade.

Ao todo, foram digitalizados 58 serviços federais em março, 45 em abril e 53 em maio. Mais do que refletir números promissores, a transformação digital do governo brasileiro impacta na vida do cidadão em um momento de instabilidade gerada pela pandemia.

É o caso dos usuários do Auxílio Emergencial de R$ 600. Ao todo, 50 milhões de pessoas já se cadastraram para retirada do auxílio, disponível na forma digital desde o começo de abril à população em vulnerabilidade social.

A meta definida pela Estratégia de Governo Digital, publicada em abril, é atingir os 100% de digitalização até o final de 2022. A expectativa é de que, em cinco anos (de 2020 a 2025), a transformação digital resulte em economia de até R$ 38 bi.

Esse valor engloba a eliminação do papel e da burocracia, locação de estruturas e manutenção dessa logística, contratação de pessoal para atendimento presencial e redução de perdas com erros e fraudes em serviços públicos.

Previdência Social