Governo reabre Mesa de Negociação Permanente com servidores do SUS

Na última segunda-feira (17), o Ministério da Saúde reabriu a Mesa de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de permitir um diálogo entre servidores do SUS, o governo federal, e entes privados participantes da gestão na rede pública da Saúde. A medida foi oficializada no Diário Oficial da União.

“Esse momento é muito especial pois, com o retorno dessa agenda, estamos restituindo um direito dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS. Além das questões ligadas à gestão do trabalho, ao trabalho digno, à remuneração e à educação permanente, estamos também retomando todo o serviço, junto à sociedade, de reconstrução da rede pública de saúde”

A Mesa de Negociação terá as seguintes competências: encaminhar os consensos definidos nas negociações para os sindicatos que representam os servidores e para os gestores do SUS, públicos ou privados; fornecer orientações a nível nacional sobre a gestão do trabalho; fomentar a criação de mesas de negociação nas esferas municipal e estadual; e emitir protocolos para gestores e trabalhadores.

*Com informações do jornal Correio Braziliense

Previdência Social