Governo demitiu 2.871 servidores envolvidos em irregularidades

Dados coletados pela CGU apontam que corrupção foi o motivo em 64% dos casos

 

O governo federal demitiu 2.871 servidores públicos envolvidos em irregularidades, entre 2014 e março deste ano. Os dados foram divulgados pela Controladoria-Geral da União (CGU), que aponta, ainda, que 64% dessas exonerações ocorreram por atos relacionados à corrupção. Só nos três primeiros meses do governo Bolsonaro, 85 pessoas perderam cargos por condutas impróprias.

Foram, ao todo, 1.837 servidores demitidos por casos de corrupção, o que significa, em média, quase uma pessoa por dia. As punições incluem demissão de servidores efetivos, destituição de cargos em comissão e cassação de aposentadoria.

Segundo o secretário da Associação Contas Abertas, os números refletem o aprimoramento da fiscalização. “O legado positivo dos escândalos recentes, como o mensalão, o petrolão e outros, é o aprimoramento dos órgãos de controle, e especialmente dos instrumentos de compliance. Os códigos de ética e de conduta, os canais de denúncia e as avaliações de risco estão se tornando mais eficazes. A indignação das pessoas também cresceu”, avalia o secretário.

 

Previdência Social