Governo cria programa de incentivo ao voluntariado

A partir de agora, o país terá o programa Pátria Voluntária, destinado a engajar instituições públicas, sociedade civil e setor privado no desenvolvimento ao voluntariado. A novidade consta em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Hospital da Criança de Brasília. 

De acordo com o decreto, as ações serão propostas e conduzidas por um conselho formado por 24 membros, 12 representantes de ministérios e 12 representantes da sociedade civil. A primeira-dama Michelle Bolsonaro, será a presidente do colegiado.

“Qualquer país do mundo, por mais rico que seja, por maior orçamento que tenha na área social, ele precisa do voluntariado para chegar a todos. E o voluntariado é um instrumento pouco utilizado no Brasil. As pessoas ficam muito esperando que o governo resolva tudo, que o governo atenda a todos, e nós estamos numa situação de dificuldade, de crise, e o voluntariado pode ajudar para que ninguém fique para trás nessa dificuldade, [para] que todos tenham, de alguma forma, algum tipo de atendimento”, afirmou o ministro da Cidadania, Osmar Terra, que também participou da solenidade.

“Lutaremos incansavelmente para que o voluntariado seja uma marca do governo”, afirmou Michelle Bolsonaro, que exibiu imagens de sua participação em diversas ações voluntárias. “Não é substituir o Estado, mas somar forças para melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou.

 

Previdência Social