GDF quer fixar mesmo tempo para homens e mulheres

O governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), para estancar o crescimento acelerado do rombo previdenciário do Distrito Federal, estuda a aplicação da paridade no tempo de contribuição para as aposentadorias de homens e mulheres, a revisão das regras locais da pensão por morte e a criação de um fundo de socorro previdenciário.

Segundo informações divulgadas pelo Jornal de Brasília, as propostas estão em análise no Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev/DF).

De acordo com o presidente do Iprev, Adler Anaximandro, as regras para a pensão por morte no DF estão entre as mais benéficas do país. Enquanto a União cortou o pagamento vitalício do benefício, o sistema brasiliense assegura o complemento da renda até a morte da pessoa beneficiada.

“Existem elementos para deixarmos a pensão por morte similar à pensão da União e do Instituto Nacional do Seguro Social”, complementa. Adler também defende a criação de um Fundo de Socorro dos Estados em risco de colapso previdenciário, custeado pela União.

 

Previdência Social