Maioria de desempregados no DF são mulheres

Cerca de 151 mil mulheres do Distrito Federal terminaram o ano de 2016 sem emprego. Da massa de desempregados da capital, as mulheres correspondem a 54,4%. Esses dados são parte de uma pesquisa divulgada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Esse desempenho é resultado da redução na ocupação feminina (menos 8 mil postos de trabalho) e ao ingresso de 30 mil mulheres no mercado de trabalho em 2016, ou seja, mais mulheres passaram a procurar emprego no DF.

Além de serem maioria entre os desempregados, as mulheres brasilienses ganham menos do que os homens. Mesmo com a maior taxa de escolaridade, as mulheres têm rendimentos menores. Os salários das trabalhadoras representam 79,6% dos rendimentos dos homens.

Investir na melhor capacitação desse perfil de trabalhadoras é fundamental para que elas tenham acesso a melhores postos de trabalho, de acordo com a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Raissa Rossiter. “Temos de assegurar a educação das jovens negras para que elas cheguem aos postos de trabalho que exigem melhor qualificação”, disse.

 

Previdência Social