Gastos dos Estados com inativos crescem 64%

Um levantamento, feito a partir de dados encaminhados ao Ministério da Fazenda, foi apresentado na ultima semana pela secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, em um evento voltado para economistas e analistas do mercado financeiro.

O levantamento revelou que os Estados brasileiros, terão de arcar com o crescimento de 64% dos gastos com o pagamento das aposentadorias e pensões de seus servidores, entre 2009 e 2015.

Ana Paula lembrou que, o número de servidores ativos nos Estados permaneceu estável entre 2009 e 2015, mas as despesas com inativos saltaram de R$ 47 bi para R$ 77 bi no período.

Os secretários de Fazenda já começaram a discutir, nos últimos dias, medidas para adotarem, no intuito de retardar a aposentadoria de seus servidores e restringir os benefícios, além de alternativas para aumentar a receita.

A secretária destacou também, que os secretários estão voltados para reformas estruturais, como a da Previdência que segundo ela, tem de ser considerado.

“Os Estados estão preocupados em se voltar também para reformas estruturais, como a da Previdência, questões que tangenciam os regimes próprios. Temos preocupação de fazer convergir as regras”, disse a secretária.

Previdência Social