Fique Atento! Receita Federal alerta para golpe do aplicativo falso do Imposto de Renda

Durante a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, é essencial que o contribuinte esteja alerta. Criminosos estão se aproveitando desse período para aplicar golpes por meio de aplicativos falsos.

O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) emitiu um alerta após identificar a atividade de fraudadores. Esses estelionatários estão enganando contribuintes para que baixem e instalem aplicativos falsos de preenchimento da declaração, disponíveis em lojas para dispositivos móveis como Google Play Store e App Store.

De acordo com a Receita Federal, esses aplicativos falsos são muito semelhantes ao original, chegando a reproduzir a logomarca oficial. Ao utilizarem essas versões fraudulentas, os usuários têm seus dados roubados, como nome completo, números de documentos e informações financeiras.

Para evitar cair nesses golpes, a Receita Federal recomenda que os cidadãos baixem apenas o aplicativo oficial disponível no site do Imposto de Renda na internet. Quem deseja preencher a declaração pelo celular deve fazer o download do aplicativo oficial através dos links fornecidos para Android e iOS.

Além disso, a Receita alerta que não envia informações por e-mail ou mensagens de texto solicitando correções na declaração, pois isso se tornou uma prática comum dos fraudadores.

O prazo para a Declaração do Imposto de Renda 2024 é até às 23h59min59s de 31 de maio.

Previdência Social