FI-FGTS será reformulado neste ano

O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) decidiu ontem, que o Fundo de Investimento que usa parte dos recursos do FGTS para aplicar em infraestrutura, será reformulado até o fim desse ano.  Essa decisão foi tomada após o fundo registrar o pior resultado de sua história em 2015, com perda de R$ 900 mi no patrimônio.

Para discutir a governança e a alocação dos recursos do FI-FGTS, foi criado um grupo técnico com oito integrantes do governo, três de centrais sindicais e três de associações patronais.

Segundo explicou o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a criação do grupo se deu com o objetivo de redefinir todos os critérios e rever investimentos. “Queremos redefinir todos os critérios e rever alguns investimentos para deixar o fundo menos concentrado em apenas alguns setores, que estão assoberbados de recursos, enquanto falta dinheiro para outros”, disse.

O coordenador-geral do FGTS do Ministério no Trabalho, Bolivar Moura Neto, afirmou que a rentabilidade do fundo também pode ser modificada. “O conselho curador não ficou feliz com a rentabilidade do ano passado. O fundo tem grande potencial para crescer. Vamos discutir uma escala de prioridades entre os setores”, finalizou.

Previdência Social