Ex-ministro da Previdência pede novos concursos para o INSS

O ex-ministro da Previdência no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Marinho (PT-SP), defendeu a publicação de novos concursos para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo ele, é necessário investir na qualificação de servidores para suprir a necessidade de atendimento da autarquia.

Marinho também citou o número de segurados sem acesso à internet ou domínio da ferramenta como justificativa para a contratação de novos servidores: “Para o INSS voltar a funcionar, é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, por que senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais para os cofres públicos, que terá de pagar os retroativos, além de ser uma maldade para com quem precisa ter seus direitos reconhecidos”, afirmou em entrevista.

A equipe de transição do governo eleito propôs a realização de um novo concurso com mil vagas. O certame mais recente, que ofertou mil vagas para técnico do seguro social e com remuneração no valor de R$ 5.905,79, teve a sua primeira fase realizada no fim de novembro.

*Com informações do portal Direção Concursos

Previdência Social