Estudo mostra que 60% dos brasileiros deixaram de controlar diabetes na pandemia

A pandemia de Covid-19 impactou negativamente o controle do diabetes pelos brasileiros que convivem com a doença. É o que aponta um estudo realizado com mais de 1.700 pacientes e publicado em agosto pelo periódico científico Diabetes Research and Clinical Practice.

De acordo com o levantamento, feito pela SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) em parceria com vários pesquisadores, entre 22 de abril e 4 de maio 59,4% dos pacientes apresentaram piora no controle da doença e consequentemente no índice glicêmico durante a pandemia; e 59,5% reduziram a prática de atividades físicas.

Outro dado preocupante é que 38,4% adiaram consultas ou exames marcados e 40,2% não marcaram novas idas ao médico desde o início da pandemia. Por outro lado, 95% dos diabéticos respeitaram as orientações de distanciamento social.

O Brasil tem 16 milhões de diabéticos e em 2045 chegará a 20 milhões, segundo a SBD. Estima-se que 46% do total não sabem que têm a doença.

Diabetes é uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo metaboliza a glicose. Entre os sintomas mais comuns estão sede excessiva, aumento do apetite, perda de peso, vista embaçada, infecções frequentes e vontade de urinar várias vezes ao dia e à noite.

*Com informações, Jornal de Brasília

Previdência Social