Esquema de fraude contra a Previdência é desarticulado

A operação da Força Tarefa Previdenciária desarticulou um esquema de fraude para a obtenção do auxílio-reclusão, benefício destinado à família do preso segurado da Previdência. A ação aconteceu no Mato Grosso do Sul.

Segundo informações divulgadas pelo portal do Ministério da Previdência Social, o estelionatário se utilizava de empresas sediadas em Campo Grande para inserir falsos vínculos laborais no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), por meio de Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações a Previdência Social, com o intuito de assegurar a concessão do benefício. Durante a ação foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão.

Ainda segundo informações divulgadas pelo portal do Ministério, o próprio estelionatário se beneficiou de um esquema de fraudulento para obter uma aposentadoria por tempo de contribuição em fevereiro de 2011.

Ao todo foram identificadas pelo menos dez fraudes contra a Previdência Social, totalizando um prejuízo estimado em R$ 292. 282,31. O prejuízo evitado com a deflagração pode chegar a R$ 950 mil.

Previdência Social