Enchentes no RS: Ministério da Saúde instala centro de operações

O Ministério da Saúde instalou, no último sábado (4), o chamado Centro de Operações de Emergência (COE) para chuvas intensas e inundações nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que vem sofrendo com uma catástrofe climática sem precedentes nos últimos dias.

“O momento atual é de salvar vidas, o COE é um importante movimento para as tomadas de decisão que serão executadas na região para a recuperação do Sistema de Saúde e atendimento à população”, declarou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Segundo a pasta, o objetivo é organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas durante as ações e planos de assistência, além de promover uma maior articulação com gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até o momento, o Ministério da Saúde mobilizou 60 profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GhC0, além do envio de kits de emergência e a liberação do pagamento de quase R$ 540 milhões em emendas parlamentares ao Rio Grande do Sul.

Previdência Social