Enap oferece 10 bolsas de pesquisa com foco em respostas ágeis sobre a pandemia

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), lançou edital para selecionar pesquisas que gerem subsídios para o entendimento e enfrentamento à pandemia de Covid-19 pela administração pública. Ao todo, serão oferecidas 10 bolsas de pesquisa, no valor de R$ 5 mil mensais cada, com início em 20 de julho 2020, e duração máxima de três meses.

Exigências

Para participar é necessário possuir, no mínimo, graduação em curso superior reconhecido pelo MEC, e comprovar experiência profissional mínima ou produção acadêmica. Caso possua vínculo com instituições públicas, é permitida a participação apenas se exercer cargo de pesquisador ou professor universitário (é necessário informar a autorização da instituição de origem).

Pessoas que já possuem bolsas na Enap, ou que não tenham cumprido pelo menos um intervalo de um ano entre concessões de bolsas de qualquer modalidade, não poderão concorrer.

Cronograma

Os projetos devem ser inéditos e apresentados em português, conforme modelo no edital. As propostas devem ser submetidas até 12 de julho e serão analisadas por uma comissão julgadora.

Em 15 de julho, a Enap divulga os projetos selecionados, com prazo de dois dias para eventuais recursos. As bolsas terão início em 20 de julho de 2020. Os selecionados deverão entregar o relatório final de pesquisa, em formato de artigo científico, em até 90 dias.

Esta é a primeira vez que a Enap realiza a modalidade Fast track na seleção desse tipo de bolsa.

Temas

As pesquisas deverão ter como temática: “Políticas públicas de enfrentamento à pandemia de Covid-19”.  Os projetos podem explicar aspectos interdisciplinares das políticas públicas em casos como da pandemia.

O escopo pode incluir um ou mais itens, como:

>> o enfrentamento direto da pandemia e seus efeitos adversos;

>> o aumento da capacidade de tomada de decisão e execução dos agentes públicos;

>> manutenção da provisão de bens e serviços públicos;

>> a redução das restrições normativas para que a sociedade e mercado possam se ajustar de forma mais ágil;

>> os desafios de coordenação entre os diferentes níveis de governo e com a sociedade.

 

*Informações, Ministério da Economia

Previdência Social