Em Minas Gerais número de MEI aumenta 17,4%

Dados da Pesquisa Perfil do MEI – maio de 2017, divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aponta que o número de Microempreendedores individuais de Minas Gerais avançou 17,4% nos primeiros quatro meses deste ano, no comparativo com o ano passado de 659.929 para 774.941.

De acordo com a pesquisa, o índice dos microempreendedores de Minas que estão, de fato, atuando no segmento é de 73%. Os demais ou não estão atuando; ou formalizaram, mas ainda não iniciaram as atividades; ou deixaram de ser MEI. Os principais motivos citados para o encerramento das atividades como MEI foram: a atividade não dava dinheiro (16%); não tinham clientes (19%); conseguiram emprego (20%). A principal dificuldade encontrada no dia a dia é conquistar clientes, citada por 31% dos entrevistados em atividade no País.

Segundo a analista da unidade de inteligência empresarial do Sebrae Minas, Bárbara Alves, o argumento da falta de retorno financeiro sugere que ainda há falta de planejamento e preparo na hora de montar um negócio. “O empreendedor tem que estar atento às oportunidades e capacitações para conseguir gerir o negócio”, alerta.

 

Previdência Social