Em audiência com Presidente do INSS, Anasps solicita revisão de alguns temas

Os representantes da Anasps foram recebidos mais uma vez pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Gadelha. Na ocasião foram tratados assuntos de interesse do servidor, como a independência do Instituto – possibilidade de a autarquia passar a ter status de autarquia especial -, o trabalho realizado pelo Conselho de Recursos e ainda o desenvolvimento de cursos gratuitos, através de parceria entre o INSS e a Anasps, voltados para o servidor previdenciário.

O presidente da Anasps, Alexandre Barreto Lisboa, e o vice-presidente Executivo, Paulo César Régis de Souza, foram gentilmente recebidos por Gadelha com a finalidade de encontrarem juntos um caminho adequado para melhorar a qualidade de trabalho para os servidores do Instituto e o atendimento à população.

Aproximar o INSS da sociedade é um dos mecanismos para melhorar os trabalhos desempenhados pelos servidores da Casa, e ainda, desmistificar a situação de dificuldades que um trabalhador poderia ter em ser atendido dignamente, com eficiência, nas Agências da Previdência Social (APS’s) espalhadas pelo país. “Precisamos modificar a imagem distorcida que algumas pessoas têm do INSS”, disse o vice-presidente Executivo da Anasps, que pediu ao gestor do Instituto que retome o Programa de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) – que prevê a instalação de uma APS em cidades com mais de 20 mil habitantes, onde não há unidade própria.

Na conversa, os representantes da associação solicitaram ao presidente Gadelha que o Instituto volte a realizar concurso para o cargo de gerente. Além disso, foi pedido que o Conselho de Recursos possa ser incorporado a autarquia, uma vez que a matéria previdenciária tratada nas Juntas de Recurso é atrelada aos trabalhos desempenhados pelo INSS e não por técnicos da área da Fazenda – ministério que abriga o Conselho desde a efetivação da Medida Provisória 726, aquela que extinguiu o Ministério da Previdência Social, passando o INSS para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e as demais secretarias para a pasta da Fazenda.

Outro ponto abordado na conversa faz referência ao Memorando-circular 34, uma grande reclamação dos servidores associados da entidade. Esse documento trata das “diretrizes da gestão dos serviços agendáveis”, que modifica critérios utilizados em atendimentos realizados nas Agências. Gadelha se comprometeu a rever o que está designado no documento.

“Estou muito entusiasmado com o empenho para buscar melhorias para a Casa e também com o reconhecimento do presidente do INSS de que temos servidores de excelência, conhecedores e responsáveis por desempenhar bem suas funções”, concluiu Régis de Souza.

Capacitação

Contemplar os servidores da Casa com cursos que possam aumentar ainda mais o conhecimento daqueles que atuam nas pontas, ou seja, atendendo o público (que está a cada dia mais exigente quanto a concessão de seus direitos). Esse é um projeto que vem sendo estudado pela Anasps e também pelo INSS. “Queremos colaborar com a atual gestão, que vai beneficiar diretamente os nossos servidores”, defendeu o presidente da Anasps.

Capacitar os gestores, atualizando seu quadro técnico é a nova missão da entidade, que comunga com as ideias de quem está à frente do Instituto – que terá novos desafios após as mudanças nas regras do sistema previdenciário propostas pelo Palácio do Planalto. Uma parceria para cursos gratuitos a serem oferecidos aos previdenciários está em construção, o que ter como consequência bons resultados no próximo ano.  

    

Previdência Social