Economia recua 0,11% em maio, aponta Banco Central

Depois de interromper uma trajetória de 11 altas seguidas e cair 0,44% em abril, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), conhecido por sinalizar uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), recuou novamente em maio, desta vez em 0,11%. Os dados foram divulgados pela Banco Central (BC), na última quinta-feira (14).

Com a queda, o indicador recuou para 141,97 pontos na série dessazonalizada (livre de influências), mas, ainda assim, mantém um ritmo de atividade 2,66% maior no acumulado dos últimos 12 meses e de 0,92% no trimestre encerrado em maio.

Já no trimestre entre março e maio, a alta da prévia do PIB é de 2,83% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com maio de 2021, quando o indicador apresentou crescimento de 0,43%, o Índice mostra alta de 3,74%.

Os dados do IBC-Br são coletados a partir de uma base de indicadores similar à do indicador oficial, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede as riquezas produzidas no Brasil. De acordo com o Instituto, a economia brasileira cresceu 4,6% em 2021. Os dados do IBC-Br apontam quase o mesmo valor, com elevação de 4,5%.

*Com informações do portal de notícias R7.

Previdência Social