Diversidade no Concurso Unificado revitalizará o quadro de servidores, diz Dweck

Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comentou sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), cujas provas serão realizadas no próximo dia 5 de maio.

Segundo ela, o certame diversificará o perfil do serviço público federal ao agregar diversidade regional, etária e étnico-racial à administração pública.

“Nosso objetivo, obviamente, não é selecionar alguém que já vai saber o que fazer no serviço público. Estamos selecionando pessoas que têm capacidade de aprender, que vão se dedicar ao trabalho, mas é importantíssimo que tenham essa formação inicial para entender, desde o início, que estão entrando para servir a população, que vão fazer um trabalho de dedicação aos outros. É muito importante que elas já entrem no serviço público com essa visão” declarou.

Ela revelou que 80,3% dos candidatos estão na faixa etária entre 20 e 44 anos, o que já era esperado pela pasta: “São pessoas que estão na fase de entrada no mercado de trabalho ou de consolidação de carreira. Algumas podem estar em um bom emprego no setor privado, mas acabam vendo a oportunidade de mudança de carreira com o concurso público”, disse.

Dweck afirmou ainda que, ao longo de 2024, novos concursos deverão ser autorizados, além da próxima edição do CPNU, que deverá ser organizado posteriormente.

Previdência Social