Dificuldades em aprovar idade mínima para a aposentadoria

Em entrevista à Tv Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) conversou sobre as sugestões da Presidência em alterar as leis trabalhistas – anúncio feito desde a interinidade do governo de Michel Temer – e tratar da flexibilização na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), além da reforma na Previdência.

Durante a entrevista, o senador afirmou que a proposta de idade mínima de 65 anos terá enorme dificuldade para aprovação no Congresso Nacional. “Esse é um tema que não se aprova em menos de um ano, é um tema que vai ficar todo o ano que vem. Não tem a mínima chance de aprovar isso, esse ano”, disse.

O senador afirmou que a proposta que está sendo desenhada pelo governo na reforma trabalhista não será uma maneira de gerar empregos no país. “Se quiser aumentar em 50% o número de vagas no emprego, teria que reduzir a jornada de trabalho e não aumentar como estão propondo. O certo seria reduzir a jornada para seis horas diárias, onde em uma máquina duas pessoas trabalhariam no turno de seis e se for 12 horas, uma pessoa trabalha”, ressaltou.

Paim apontou ainda a necessidade de maior fiscalização no sistema como uma forma de tornar mais eficiente a Previdência no Brasil.

 

Previdência Social