Abraap lança código de autorregulação para fundos de pensão

A Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abraap) lançou um código de autorregulação em governança de investimentos. Esse código será concedido à gestores de entidades de fundo de pensão que cumprirem os requisitos do código de autorregulação do setor.

A divulgação desse código foi feita no 37º Congresso de Fundos de Pensão em Florianópolis/SC.

O código é um conjunto de princípios e processos abordando a boa governança de investimentos. Segundo informou o presidente da Abraap, José Ribeiro Pena Neto, os fundos poderão aderir voluntariamente e os que cumprirem as regras receberão um selo.

“O que propomos é a adesão voluntária, nenhum fundo de pensão é obrigado a aderir ao código de autorregulação, mas quando adere tem de se comprometer a cumprir”, ressaltou o presidente.

Essas regras têm por objetivo dar mais transparência as formas de governança, informou o presidente. “As regras dão mais transparência e mostram para os participantes que a entidade está gerindo os recursos de uma maneira mais adequada. Ela assume o compromisso, de que vai no mínimo seguir esses princípios”, disse.

O presidente destacou ainda que as entidades acusadas de más práticas de gestão não receberão punições, porém perderão o selo.

 

 

 

Previdência Social