Dicas Anasps: ponha mais cor no seu prato

Prato rico em cor é importante para a saúde

Adicione mais cores à sua vida e, principalmente, à sua alimentação. Preparar um prato colorido não é só questões de estética, mas um importante sinal de saúde. A Anasps sempre preocupada com a saúde e bem-estar de seus associados, separou algumas dicas principalmente para quem deseja se alimentar melhor. Confira!

Brinque com as cores no seu prato, lembrando sempre dos benefícios.

Verdes:

Alimentos verdes são ricos em fonte de fósforo e ferro. Além desses componentes os alimentos nessas cores são ricos em fibras e contam com substâncias antioxidantes. Mas não pense que é só! A boa quantidade de clorofila – que é a responsável pelo tom esverdeado – ajuda a prevenir patologias por ser rica em vitaminas e minerais.

Vermelhos:

Vitaminas – incluindo as do complexo B – e sais minerais.

Amarelo e laranja:

O betacaroteno presente nesses alimentos é o antioxidante responsável pelo pigmento amarelado ou alaranjado, que traz ainda uma série de benefícios para o organismo – como ajudar na obtenção de vitamina A e na melhora do sistema imunológico. Além disso, por ser fonte de vitamina C, também regula o metabolismo, faz bem para a saúde dos olhos e contribui para o aumento da formação de colágeno – o que é ótimo para a pele, cabelo e unhas.

Roxo:

Todos os alimentos que possuem essa cor, são ricos em benefícios que previnem o câncer. A substância responsável pelo tom roxo das folhas é o betacaroteno, ótimo para problemas de visão.

Branco:

Os nutrientes desses alimentos são o cálcio e potássio. Esses minerais são essenciais para saúde dos ossos, regulação da função cardíaca e funcionamento muscular e nervoso.

Marrom:

Os alimentos da cor marrom são ricos em fibras, vitamina E e vitaminas do complexo B. O consumo sem exageros pode melhorar a função intestinal e prevenir doenças crônicas, como Alzheimer, doenças cardiovasculares e câncer.

Previdência Social