Dia Mundial da Língua Portuguesa: o idioma que possui significado especial

Comemorado nesta quinta-feira (05), o Dia Mundial da Língua Portuguesa traz consigo um importante significado: o idioma é patrimônio fundamental de países lusófonos — Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe são apenas alguns exemplos que possuem diferentes culturas, mas compartilham a mesma linguagem.

A data foi oficializada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2009, visando promover o conceito de comunidade e pluralismo dos falantes do português. A língua portuguesa soma mais de 265 milhões de pessoas falantes, sendo a mais popular no hemisfério sul — e a tendência é a expansão do idioma.

Esses fatos trazem à tona questões importantes que merecem atenção: apesar de o português ser propício a crescer e se desenvolver, há a necessidade da utilização de recursos como o incentivo à educação, um grande desafio em nosso país, por exemplo.

Para melhor esclarecer o tema, a Anasps convidou a pedagoga, Mestra em Educação, que leciona aulas na Faculdade Anasps, Nicole de Morais. Ela explica o valor que o Dia Internacional da Língua Portuguesa possui, além de apontar uma das consequências que a falta do recurso citado acima pode trazer. “Essa data nos remete à reflexão; apesar de ser esta a nossa língua materna, muitos ainda se encontram em situação de analfabetismo”, afirmou Morais.

A pedagoga utiliza os seguintes dados como base de sua fala: “De acordo com a pesquisa do Todos pela Educação, veiculada em fevereiro de 2022, quase 2,4 milhões de crianças ainda não sabem ler e escrever”. Ela aproveita para fazer o seguinte questionamento: “O estudo é a única forma de comemoração [da data], mas quando esse direito ainda é negado para boa parte da população, precisamos refletir e discutir como essa realidade deve ser transformada”, disse.

Nicole descreve o português como a essência daqueles que o possuem como língua-materna. “Para nós, nativos falantes, ela é a nossa identidade, pertencimento e história. Por ela contamos e narramos nossa colonização, independência e diversidade diante da multiplicidade de sotaques — é o único idioma que comporta um sinônimo tão afetuoso entre ‘estar triste’ e ‘estar borocoxô’, explicou a pedagoga.

Ela finaliza a conversa com sugestões para aqueles que desejam aprimorar o seu português. “A leitura é a melhor forma para melhorar a fala e a escrita; aprender novas palavras, novos significados, dar vida a novos sinônimos, isso amplia nosso leque de conhecimento — experimente inserir 1 hora de leitura em seu cotidiano e perceba como seu interesse em aprender mais aumentará”, propôs.

 

Previdência Social