Deputadas brasileiras visitam Uruguai para conhecer políticas públicas para idosos

As deputadas brasileiras Lídice da Mata (PSB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Leandre (PV) e Tereza Nelma (PSDB) estão, no Uruguai, país mais envelhecido da América Latina, para conhecer as iniciativas e políticas públicas de atenção às pessoas idosas. A visita teve início na quarta-feira (5) e seguirá até a sexta-feira (7).

“A iniciativa da viagem se deu na Comissão (de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa) pela necessidade que tínhamos de conhecer e poder aprofundar a nossa política de cuidados com o idoso em nosso país. Temos informações de que, no Uruguai, há uma política sendo desenvolvida com este objetivo. Como nós pretendemos fazer um seminário internacional ainda este ano, para debater a questão na Câmara dos Deputados, viemos até o Uruguai para conhecer a sua experiência”, explicou a deputada Lídice da Mata.

A parlamentar destacou, ainda, que, no Uruguai, há uma política clara de formação de cuidadores de idosos. “Essa política é feita pela universidade, mesmo não sendo uma graduação, e é fiscalizada e preparada pela universidade. No Brasil, há formações diferentes, sem um currículo básico e sem centralidade

Segundo a ONU, em 2050 o número de pessoas com 60 anos ou mais vivendo na América Latina e Caribe deve chegar a 200 milhões, o que representa 26% da população. Atualmente, são 73,5 milhões de idosos na região.

 

 

Previdência Social