Cortes nos benefícios do INSS podem ser revestidos na Justiça

O processo de revisão dos benefícios por incapacidade, mais conhecido como pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está deixando muita gente preocupada. As informações são de reportagem do jornal Ibiá.

Embora não estejam sendo divulgados números oficiais por regiões, a perda dessa renda, na maioria dos casos a única de que o segurado dispõe, tornou-se um fantasma para os segurados. A boa notícia é que o corte não é o fim da linha. Quem se sentir prejudicado, sempre pode recorrer à Justiça para ter o direito restituído.

Na avaliação da especialista em direito previdenciário, Débora Becker da Rosa Vogt, o segurado não precisa se desesperar. Ela afirma que, primeiro é preciso aguardar a convocação do INSS e, até lá, há uma série de recomendações indicadas para o beneficiário.

“O INSS é quem organiza essa chamada, por cartas, através dos Correios. Não precisa sair correndo”, orienta. E, partindo dessa condição, ela ainda complementa que manter o endereço atualizado é fundamental, pois se o INSS não encontrar o usuário, o cancelamento é automático.

O pente-fino do INSS é uma iniciativa do governo de revisar os benefícios por incapacidade concedidos há mais de dois anos, a fim de identificar falhas na concessão de auxílios de pessoas que já estariam aptas para retornar ao trabalho.  

 

Previdência Social