Como reduzir juros do consignado do INSS?

Desde 2012, o Banco Central possibilita a portabilidade das operações de crédito para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): aqueles que possuem contratos de empréstimo consignado podem transferir sua dívida para outra instituição financeira e, assim, conseguir taxas de juros mais vantajosas.

A portabilidade do empréstimo consignado é uma opção para quem deseja reduzir os juros de seu financiamento e encontrar uma instituição que ofereça melhores condições.

Taxas de juros

No site do Banco Central, há uma lista com as taxas cobradas pelas instituições financeiras no consignado do INSS — a taxa de juros é de até 2,14% ao mês para empréstimo consignado e, para cartão de crédito consignado, de até 3,06% ao mês.

De acordo com a Resolução nº 4.292, de 20 de dezembro de 2013, o valor e o número de parcelas da nova instituição não podem ser maiores do que o saldo devedor e as parcelas remanescentes da instituição originária. Se isso acontecer, o cliente deve assinar uma manifestação informando que concorda com o aumento do valor da prestação.

Por isso, é essencial comparar as taxas de juros e o valor das parcelas para verificar as condições mais vantajosas.

Com informações, Seu Crédito Digital.

Previdência Social