Capixabas se aposentam mais tarde

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), divulgado pelo jornal Valor Econômico, aponta que os capixabas se aposentam mais tarde que a média nacional. Segundo os dados do estudo, a idade para os capixabas se aposentarem é de 61,2 anos, seis meses a mais que os demais trabalhadores brasileiros, que é de 60,7 anos.
Os dados contemplam os trabalhadores que se aposentam por idade, por tempo de contribuição e os idosos que recebem auxílio. O tempo de sobrevida dos aposentados também consta no levantamento. Segundo os dados, no Espirito Santo as pessoas que tinham 60 anos em 2014 teriam mais 23,66 anos pela frente.
Na região sul a expectativa de sobrevida de um indivíduo com 60 anos, é de 22,57 anos e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita é de R$ 30,4 mil. A idade média de aposentadoria pelos mesmo critérios, é de 58,4 anos. O Estado em que o brasileiro se aposenta mais cedo é Santa Catarina, com 57,2 anos.
O levantamento realizado pelos pesquisadores, Rogério Nagamine e Graziela Ansiliero, indica que além do Brasil outros 12 países preveem a aposentadoria por contribuição, sem requisito de idade mínima, são eles: Equador, Iraque, Irã, Síria, Arábia Saudita, Iêmen, Argélia, Egito, Bahrein, Hungria, Sérvia e Itália.
Para mais informações acesse: http://www.valor.com.br/

Previdência Social