Beneficiários do BPC tem até dezembro para atualizar dados no INSS

Segundo dados, cerca de 152 mil segurados no Rio podem ficar sem o benefício

Mais de 152 mil segurados que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado do Rio de Janeiro, correm risco de ficar sem pagamento. Isso ocorre porque o prazo de renovação e inscrição no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) termina no dia 31 de dezembro deste ano e essas pessoas ainda não fizeram o recadastramento.

Em todo país, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mais de 1,7 milhão de pessoas não fez o recadastramento. Esse contingente também corre o risco de ter o benefício cortado.

Vale lembrar que o registro no CadÚnico é obrigatório. Entre as vantagens de fazer parte do Cadastro Único está a possibilidade de participar de programas sociais do governo.

O BPC é um benefício no valor de um salário mínimo (R$954), pago a pessoas com deficiência ou quem tem mais de 65 anos de idade com renda familiar de até 25% do piso nacional, que comprovem condição de miserabilidade. O benefício não dá o direito à pensão, nem 13º salário.

 

Previdência Social