Beneficiário devem fazer “prova de vida”

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem se atentar e realizar a prova de vida (renovação de senha) para manter o benefício.

O procedimento é obrigatório e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado Brasileiro, evitando pagamento indevido de benefícios. Vale lembrar que quem não fizer o procedimento corre o risco de perder o benefício.

Para realizar a atualização é necessário se deslocar até a sua agência bancária levando documentos de identificação como: RG, carteira de trabalho, carteira de motorista entre outros. Os segurados que residem no exterior também devem fazer a renovação. Nesse caso, por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado. Quem não puder comparecer as agências por motivos de doença ou dificuldade e locomoção podem realizar a prova de vida por meio de um procurador.

O instituo esclarece que a renovação da senha por meio de biometria é facultativa. Os bancos que possuírem essa opção podem utilizá-la.  

 

Previdência Social